Férias: como aproveitá-las de forma divertida?


As férias chegaram! Descansar da rotina da escola, das provas, dos vários trabalhos para fazer, do horário para acordar... E agora ficar com tempo para fazer nada, colocar o sono em dia, comer melhor... Isso parece ótimo, mas que tal experimentar outras atividades?

Durante as férias vivenciamos várias mudanças na nossa rotina diária. Essas transformações, inclusive, atingem o nosso organismo, pois passamos a dormir, acordar e fazer as refeições em horários irregulares, o que pode interferir no metabolismo. Por isso é recomendável deixar a preguiça de lado e aproveitar esses dias da melhor maneira possível.

Dicas de atividades

Podemos aproveitar o tempo extra para brincar com os amigos e os familiares que vieram nos visitar, ir à praia, acampar, caminhar, andar de bicicleta...

Outra opção pode ser ir em busca de mais aventuras, conhecer novos lugares, como viajar com os pais para outra cidade ou visitar os avós ou tios que moram num sítio um pouco mais longe.

Acampar em família pode ser uma boa alternativa de desconectá-los da vida on-line e reconectar a família. Para fazer com segurança, o programa Criança e Natureza elaborou o guia de acampamento com ótimas dicas. Experiências na natureza são importantes para a saúde física, mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças e dos adolescentes.

Mas, se você não conseguiu viajar, em vez de ficar chateado jogando videogame e reclamando isolado no seu quarto, por que não sair para caminhar com amigos ou conversar mais com quem nem teve tempo de conhecer melhor durante aquele trabalho em grupo da escola? Fazer um curso de fotografias, aprender a dançar ou aproveitar para fazer um curso de desenho que você queria?

Você pode aproveitar também para passear na cidade, visitar um museu, ir ao planetário, assistir a uma peça teatral ou ao show do seu artista favorito.

Se fizer sol, divirta-se na piscina, praia ou tome um banho de cachoeira, que é sempre uma opção relaxante. Lembre-se de aplicar protetor solar e usar repelente contra mosquitos.

Ao viajar, lembre-se também de verificar se a sua caderneta de vacinação está atualizada e, se tomar algum medicamento, não se esqueça de levá-lo. Leve também telefones importantes para contatar em caso de emergência. Crianças e adolescentes que forem viajar para outro estado ou país desacompanhados devem levar autorização legal do responsável (veja as orientações na página da Polícia Federal).

Há infinitas opções de atividades para aproveitarmos as férias de forma divertida e saudável. Escolha a sua e boas férias!

Dra. Evelyn Eisenstein, pediatra e hebiatra com mais de 40 anos de experiência e diretora médica da Clínica de Adolescentes

 
 
Clique para ampliar o mapa
e ver nossa localização.